Avaliação Térmica Cutânea Manual

A Termografia Cutânea por Imagem Infravermelha é um método que capta o calor emitido pelo corpo por meio do registro de imagens coloridas de alta resolução da circulação cutânea que tem prestado grande auxílio diagnóstico na origem de dores crônicas, especialmente as de difícil identificação ou nos casos em que os tratamentos já realizados não ofereceram resultados satisfatórios.

A termografia nos concede in vivo o acesso imediato de ocorrências na fisiologia do corpo humano, essa acessibilidade permite ao terapèuta ver antecipada e privilegiadamente ocorrências internas expressas em várias temperaturas na pele, tanto pela projeção dos nervos viscerais na pele, como a projeção dos nervos da coluna vertebral na pele que chamamos de dermátomo.

Isso acontece devido à produção de calor corporal (ou termogênese) alterada em determinadas regiões e tecidos que indicam a presença de doenças.

A avaliação do paciente por termografia busca determinar a origem da dor, a sua evolução e documentar precocemente se o tratamento está surtindo efeito ou não.

O procedimento é completamente seguro, não invasivo, indolor e sem nenhum contato físico.

Além disso, não emite nenhum tipo de radiação, podendo ser aplicado tanto em crianças quanto em gestantes sem a necessidade de contraste ou preparo especial. Isto é, não tem contra-indicação.

Permite a avaliação funcional do sistema neurovegetativo simpático, microvascular do corpo humano, distúrbios inflamatórios, imunológicos, hormonais, vasculares, miofasciais, neurológicos, neoplásicos.

• Avaliação do risco de câncer de mama e distúrbios da tireóide

• Avaliação funcional do sistema neurovegetativo simpático

• Distúrbios inflamatórios, imunológicos, hormonais

• Síndromes dolorosas toraco-abdominais viscerais