RPG - Reeducação Postural Global

Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas. O criador do método baseou-se nos conceitos de Françóise Mesiéres, após ter sido seu aluno e ensinado o método Mézières durante 10 anos no centro Mézières, no sul da França.

 

A RPG se baseia no princípio que os problemas posturais e músculo-esqueléticos são produzidos pelo encurtamento das cadeias musculares, principalmente as posteriores, que se encurtam para nos dar equilíbrio ou estabilidade aos movimentos dos braços e pernas.

Toda a abordagem clássica no tratamento dos problemas musculares ou no treinamento esportivo se baseia no aumento de força muscular. O resultado disso são músculos mais encurtados, acarretando mais deformidade, menos flexibilidade e mais dor.

O RPG atua de forma globalizada, alongando as cadeias musculares encurtadas, através de posturas de estiramento ativo usando a modalidade de musculação isotônica excêntrica, que alonga o grupo muscular tratado e, ao mesmo tempo, melhora a força muscular.

A diferença entre o tratamento clássico e o tratamento usando o método RPG se resume no fato de tratamentos clássicos tratarem o corpo de forma segmentada, isto é, se o paciente vem ao consultório com lombalgia, o terapeuta vai tratar apenas a coluna lombar, por outro lado, o método de RPG vai identificar o comprometimento da cadeia muscular a qual o segmento em disfunção pertence e, a partir daí, tratar as causas e as conseqüências do problema através de posturas de alongamento.

Trata principalmente alterações posturais como Escolioses, Hipercifoses e Hiperlordoses e auxilia no tratamento de patologias que causam dores crônicas.